Quem é Carlos Brandão

02/06/1958

Filho de Carlos Orleans Brandão e Heloisa Leite Barbosa Brandão. Casado com Larissa Mesquita Brandão, com quem possui dois filhos: Lethicia Mesquita Brandão e Gabriel Mesquita Brandão.




Carlos Brandão é vice-governador do Estado do Maranhão por dois mandatos, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Natural de Colinas (MA), possui formação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Iniciou sua vida pública nos anos noventa, como assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura.

Assumiu também o cargo de secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e a chefia de gabinete do vice-governador. Seguidos das funções de secretário-chefe do gabinete do governador, de secretário de Estado de Articulação Política e de secretário-chefe da Casa Civil. 

Em 2006, Carlos Brandão disputou sua primeira eleição para o cargo de deputado federal, sendo eleito com quase 135 mil votos em 214 dos 217 municípios maranhenses. 

Durante os seus dois mandatos (2006/2010), foi um dos poucos parlamentares maranhenses a liderar o “Ranking do Progresso” - pesquisa promovida pela revista Veja – alcançando sempre posições de destaque. 

Em sua carreira de deputado federal, Carlos Brandão conquistou a aprovação de projetos ricos em significado cultural, a exemplo do Dia Nacional do Vaqueiro Nordestino e do Dia Nacional do Bumba Meu Boi, marcados no calendário brasileiro.

É dele, também, a criação da proposta encaminhada ao Ministério da Saúde que hoje inclui a participação de médicos veterinários no programa do Governo Federal Saúde da Família. A portaria publicada pelo Ministério garante a inclusão destes profissionais da saúde na prevenção de vigilância epidemiológica em todo o território brasileiro.

Carlos Brandão também viabilizou, por meio de emendas parlamentares, diversos benefícios para a população maranhense, a exemplo da construção de ginásio de desportes e lazer; reformas de praças; pavimentação, calçamento e pontes em cidades; máquinas para o desenvolvimento agrário (com capacitação das comunidades para os seus manejos, além da distribuição de calcário e de adubo); entrega de carros e de equipamentos de saúde para SAMU´s e UBS´s; módulos e aterros sanitários; ônibus para sistemas educacionais; novas creches; melhorias na qualidade de ensino do IFMA, da UFMA e da UEMA; mercado do produtor; matadouro; agências do BNB e do INSS; lutou pela pavimentação da BR-226 e pela manutenção e recuperação da demais BRs no Maranhão; elaboração de projetos para que seja realizada a transposição do Parnaíba.

Outro carro-chefe do trabalho desenvolvido durante a sua jornada de deputado federal tem sido os impactantes resultados da Lei nº 12.196/2010, de sua autoria, voltada para o combate à pobreza e às desigualdades sociais em nosso estado.

A partir desta data, outros 114 municípios maranhenses foram habilitados a receber recursos que, antes, chegavam a apenas 36 cidades atendidas por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf.

Graças a esta inclusão, o valor investido para o Maranhão, já em seu primeiro ano, cresceu de 30 milhões para 530 milhões de reais; o que significa, na prática, que a população maranhense de mais de 150 municípios atendidos pela Codevasf, recebe benefícios destinados à infraestrutura, produção agrícola, novas tecnologias de plantio, capacitações técnicas, educação ambiental, saneamento básico, estradas vicinais, mercado do produtor, açudes, cisternas, diques (da Baixada), poços artesianos e kits de irrigação e de apicultura.

Hoje, esses investimentos já alcançam o montante de 3 bilhões de reais e promovem vida melhor e mais digna a milhões de maranhenses.

Presidiu o Conselho de Administração (Consad) da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) por dois mandatos. Cabe ao Conselho, essencialmente, a aprovação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto e áreas delegadas, os Orçamentos Anuais e Plurianuais de Custeio e Investimento e suas alterações, bem como acompanhar suas execuções e desempenho. As demais atribuições estão previstas no Estatuto Social da Emap.

Além disso, Carlos Brandão tem se destacado no acompanhamento de projetos especiais do governo do Estado, bem como é referência e presença de destaque nas missões internacionais que visam à atração de maiores investimentos para o Maranhão; a exemplo da Missão Chinesa, que abrirá novas portas para o avanço no ramo siderúrgico no Maranhão; Missão Índia e Irã, que retomou as discussões sobre investimentos no setor petroquímico e no ramo da refinaria; Missão Ásia, que vislumbrou maior troca de expertise e parceria entre a China, Coreia do Sul e Vietnã, em diversas áreas de conhecimento voltadas para os ramos da tecnologia e agroindústria, turismo, esporte e educação; e a Missão Singapura, que evoluiu para o compartilhamento de projetos no ramo portuário, já concluídos. Dentre outras missões.